Foi inaugurado nesta quarta-feira (10), após extensas obras de readequação, o novo ambulatório do Hospital Ana Nery (HAN). Localizado em frente à sede da unidade de saúde, no bairro da Caixa D’Água.
Na mesma ocasião, foi inaugurada também uma unidade do Hemoba, que irá funcionar no prédio principal do Ana Nery. Essa unidade possui quatro cadeiras para doação de sangue e capacidade de coletar até 600 bolsas de sangue por semana.
No total das obras, foram investidos cerca de R$ 12 milhões pelo governo do estado.
A cerimônia contou com a presença do governador Rui Costa, que visitou a unidade do Hemoba e o novo refeitório que está sendo construído no HAN.
O novo ambulatório foi implantado no local onde funcionava o Colégio Estadual Professor Luís Cabral. Deste modo, a fim de proporcionar um maior conforto e segurança aos pacientes, o governo do estado investiu em obras de readequação e revitalização, para que o local tivesse uma infraestrutura e condições de funcionamento hospitalar.
No local, foram construídos 21 consultórios que prestarão atendimento em mais de 30 especialidades médicas, como cardiocirurgia, cardiopediatria, nefrologia, entre outros, além de consultas pré e pós-transplantes e outros procedimentos.
O novo ambulatório do Hospital Ana Nery também possui espaço infantil, sala de vacina, auditório, além de outras estruturas (Confira lista completa ao final do texto).
Os consultórios serão ocupados conforme escala de distribuição, para atender à programação semanal do ambulatório. Há ainda um consultório exclusivo para atender a cardiopediatria, a fim respeitar e preservar as individualidades das crianças e adolescentes dos demais pacientes.
A previsão é de que serão realizadas anualmente quase 40 mil consultas médicas e 10 mil consultas por profissionais não médicos de nível superior, incluindo odontólogos, nutricionistas, enfermeiros e assistentes sociais, além de pequenas cirurgias e outros atendimentos.
Durante a cerimônia o governador destacou a importância do novo ambulatório do Ana Nery.
“Se diminui o volume de pessoas dentro da unidade hospitalar diretamente, e é bom pra quem vai fazer ambulatório estar num lugar mais aconchegante e que interfira menos no funcionamento do hospital. Esse é um dos principais hospitais do país em termos de referência cardiológica”, afirmou Rui Costa.
O diretor geral do Ana Nery, Dr. Luiz Carlos Passos, chamou a atenção para a importância de ter uma unidade do Hemoba na unidade.
“É a coisa mais importante que está sendo feita aqui. Nós fazemos anualmente de 1,5 mil a 2 mil cirurgias cardíacas e, sem sangue, não existe cirurgia cardíaca. A cirurgia é cancelada. E a demanda pelo sangue do Hemoba é muito forte. Agora, podemos receber o sangue aqui no hospital, e os acompanhantes não precisarão se deslocar, marcar horário, etc”, falou o diretor.
Ele também destacou que, com a transferência do ambulatório do Ana Nery para o novo espaço, a área que foi desocupada no prédio principal será utilizada em benefício do cidadão baiano, com 30 novos leitos de UTI.
Com relação a isso, na cerimônia desta quarta, o governador assinou uma ordem de serviço de mais de R$ 2 milhões, para a implantação da UTI pediátrica, adaptação para UTI cardiológica, além de instalação do modulo administrativo e plataforma elevatória.
O diretor geral do HAN agradeceu ao governador pelo apoio ao Ana Nery.
“Queria agradecer ao governador por todo apoio que ele me deu de maneira incondicional, ao longo do mandato dele. Em nenhum momento faltou nada para esse hospital crescer como cresceu. Se tudo deu certo, é ele quem deve ser agradecido”, afirmou.
Dr. Luiz Carlos Passo ainda estendeu os agradecimentos aos colaboradores do Ana Nery e à comunidade da região do hospital.
“Queria agradecer também aos nossos 1,7 mil colaboradores. Multiplicamos por três a produção do Ana Nery. O mesmo hospital, o mesmo número de leitos, o mesmo número de UTI, produzindo três vezes mais. Sem eles seria impossível fazer o que fizemos. E sem a comunidade me ajudar para que essa unidade operacional visse pro Ana Nery, nós a teríamos perdido”, concluiu.
Novo ambulatório do Hospital Ana Nery em números:
CARDIOLOGIA ADULTO
- Arritmologia
- Marcapasso
- Insuficiência Cardíaca
- Doença arterial coronariana
- Válvula
- Checklist pré operatório
- Transplante Cardíaco
CARDIOLOGIA PEDIÁTRICA
- Cardiopediatria
CIRURGIA VASCULAR
- Aneurisma da aorta
- Escleroterapia e doença venosa avançada
- Doenças da Carótida
CIRURGIA GERAL
- Bucomaxilo
- Cabeça e pescoço
- Ginecologia cirúrgica
- Urologia
- Proctologia
NEFROLOGIA
- Doença óssea metabólica
- Glomerulopatia
- Nefrologia geral
- Ambulatório pre Transplante renal adulto e pediátrico
- Ambulatório acompanhamento pós transplante renal adulto e pediátrico
PROCEDIMENTOS
- Pulsoterapia
- Pequena cirurgia
- Escleroterapia
ÁREA CONSTRUÍDA
- Ambulatório: 961,56m²
- Auditório: 637,06m²
- Almoxarifado: 830,15m²
- Guarita: 32,20m²
- Subestação: 33,91m²
- Abrigo de residuos: 23,42m²
QUANTIDADE DE SALAS
Ambulatório
- Área de espera para pacientes e acompanhantes
- Espaço infantil
- Área para registro de pacientes e marcação
- Triagem
- Coordenação Administrativa
- Arquivo
- Copa
- Serviço social
- Depósitos de material de limpeza
- Depósito de equipamentos
- Salas de utilidades
- Sanitários para pacientes e público
- Vestiários para funcionários
- Posto de coleta laboratorial
- Sala de vacina
- 21 consultórios (dentre eles cardiologia adulta e pediátrica, odontologia, nefrologia vascular, Proctologia, urologia e genecologia)
- 02 box para eletrocardiograma
- Sala de Estabilização (posto de enfermagem e serviços)
- Sala de curativo limpo
- Sala de curativo contaminado
Almoxarifado
- 14 salas de depósito
- 02 salas administrativas
- Copa
- Vestiário para funcionários
Outras áreas
- Auditório
- Áreas de convivência
IMAGENS DA INAUGURAÇÃO DO NOVO AMBULATÓRIO
IMAGENS DO NOVO AMBULATÓRIO DO ANA NERY