Foi realizado no último sábado, 16 de outubro, nas instalações do Hospital Ana Nery (HAN), um treinamento prático de suporte básico de vida e manobras de ressuscitação cardiopulmonar. A capacitação foi direcionada à equipe de enfermagem da unidade.
Por ser a parada cardiorrespiratória (PCR) um evento grave, a sobrevida do paciente está diretamente relacionada ao tempo e à qualidade do atendimento, o que requer da equipe de saúde uma intervenção rápida, eficaz e objetiva.
Nesse sentido, o treinamento realizado pela médica arritmologista Dra. Pollianna Roriz abordou diversos pontos cruciais para intervenção: da identificação da PCR até as manobras de reanimação, por meio de metodologias ativas, como a simulação realística e uso de músicas, surpreendendo e envolvendo todos os participantes.
O treinamento foi idealizado por Dra. Polliana, pela gerente de Enfermagem da HAN, Daniela Nova, e contou com apoio de diversas equipes do hospital, como hotelaria, engenharia clínica, educação permanente.
Além da capacitação e troca de aprendizados, os participantes também foram certificados após o treinamento.