Nefrologia

O Serviço de Nefrologia no HAN comporta os Programa de Hemodiálise, Diálise Peritoneal, Diálise de Agudos, assistência intra-hospitalar e também o de Transplante Renal, totalmente consolidado, sendo o único serviço público no Estado a realizar transplante renal pediátrico. O serviço de Transplante Renal do Ana Nery também é o único na Bahia a realizar transplantes renais em pacientes com problema grave de acesso para outras modalidades de tratamento renal, através do transplante ortotópico de rim.

A assistência ambulatorial da Nefrologia atende o paciente renal em todos os momentos da doença. O serviço presta atendimento ao doente renal ainda sem necessidade de diálise e atendimento às complicações da doença renal no ambulatório de doença óssea, com a finalidade de promover o tratamento da doença metabólica, realizando paratireoidectomia, com o suporte da equipe de cirurgia de cabeça e pescoço, para realização.

A enfermaria de Nefrologia atende pacientes ainda sem diagnóstico da etiologia da doença renal, sendo o principal centro de biópsias renais de rins nativos e enxertos renais do Estado. Através da Central de Regulação do Estado, recebemos pacientes de toda rede para biópsia percutânea, realizada sob Ultrassonografia a beira leito.

Possui ainda Ambulatório de Glomerulopatias, com possibilidade de realização de biópsias renais para diagnósticos das patologias associadas e ambulatório de pré e pós-transplante renal, com capacidade de avaliação integral do paciente candidato a um transplante, e para isso tem o suporte do amplo parque tecnológico do Hospital.

Atua também através do Programa de Residência Médica, renovado pelo MEC com mérito e sem restrições. O HAN é a primeira escolha dos médicos do Concurso de Residência Médica para Nefrologia há 5 anos, sendo que foram ampliadas as vagas para nefrologia de 4 para 6 residentes, sem queda na procura. A equipe de residentes possui, nesta Unidade, todos os campos necessários à sua formação, não necessitando de outros serviços. Somos campo de prática, especialmente na área de Transplante Renal dos Residentes do HUPES, através de colaboração entre os dois hospitais. O serviço de Hemodiálise funciona em três turnos, de segunda a sábado.

Olá, em que posso ajudar?