Cirurgia Cardíaca

O serviço de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular do Hospital Ana Nery funciona desde maio de 2005, prestando serviços sob a forma de Procedimentos de Alta Complexidade em Cardiologia, Cirurgia Cardíaca, Angiologia e Cirurgia Vascular para pacientes do SUS.

O serviço de Cardiologia e Cirurgia Vascular abrange:

  • Procedimentos cirúrgicos para tratamento de pacientes neonatos, crianças e adultos portadores de Cardiopatias Congênitas;
  • Procedimentos em Cirurgia de Revascularização do Miocárdio (pontes de veias safenas e enxertos arteriais de mamária, radial, etc.);
  • Tratamento Cirúrgico das Valvulopatias (Mitrais, Aórticas e Tricuspídeas);
  • Tratamento Cirúrgico de portadores de Doenças da Aorta Ascendente;
  • Tratamento Cirúrgico das Pericardites;
  • Tratamento Cirúrgico e Implantes de Dispositivos Endovasculares para Doenças da Aorta Descendente e Vasculopatias periféricas;
  • Tratamento de portadores de cardiomiopatias com distúrbios do rítmo, para implantes de dispositivos com vistas à estimulação cardíaca e controles de arritmias (Marcapassos, Desfibriladores e Ressincronizadores).

O HAN conta com duas UPCs (Unidade Pós-Operatória) para adultos e uma UPC para pacientes neonatos e pediátricos, além de duas UCOs (Unidade Coronariana) para pacientes de clínica cardiológica. Existem dois Centros Cirúrgicos, com salas para cirurgias Cardiovasculares, Cirurgia Geral e Nefrológica, incluindo transplantes renais.

A Unidade possui enfermarias de clínica cardiológica para atendimento de pacientes nos períodos pré e pós-operatório de adultos e uma enfermaria para pacientes pediátricos. Adicionalmente, conta ainda com o suporte do Serviço de Hemodinâmica para realização de CAT (cineangiocardiografia e arteriografias); tratamento de pacientes coronariopatas por Angioplastias Percutânea, implante de “STENTS” e Valvuloplastias por via Percutânea, etc.

Também dispõe de um Serviço de Diagnóstico por Imagens com Tomografia Computadorizada convencional e Tomógrafo especial de 66 “slices” para realização de cardioangiotomografias, Arco Radiológico Cirúrgico para implante de marcapassos e arteriografias periféricas, bem como de Ecocardiografia Transtorácica e Transesofágica e Ultrassonografia.

Outro importante apoio é prestado pelo Serviço de Nefrologia com o Centro especial para Hemodiálise, Diálise Peritoneal e Transplantes Renais. O serviço de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular interna mais de 300 pacientes por mês e opera entre 65 e 90 pacientes/mês de alta complexidade em Cirurgia Cardiovascular, já tendo realizado mais de 3.500 procedimentos desse tipo nos últimos 6 anos.

Olá, em que posso ajudar?