Segurança do paciente: Ana Nery investe em tecnologia de ponta para otimizar controle de medicamentos

O Ana Nery adquiriu recentemente, com o apoio da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), uma máquina unitarizadora de medicamentos, equipamento que fortalece na unidade a cultura de segurança do paciente. [Veja vídeo abaixo]

A máquina tem a função de unitarizar, embalar e identificar os medicamentos, para serem administrados ao paciente de maneira personalizada e segura, possibilitando a orientação em relação a riscos, além de alertas sobre os medicamentos para a equipe assistencial, evitando desta forma eventos adversos.

De acordo com estudos realizados na Alemanha e Estados Unidos, a utilização da máquina permite uma redução de até 57% de eventos adversos e gera menor risco de perda de medicamentos.

Antes da chegada do equipamento, o processo de controle dos medicamentos era feito de forma totalmente manual, pelos colaboradores do Setor de Farmacotécnica. Esse processo demandava muito tempo, pelo volume de produção do hospital, e era menos eficaz, pois a identificação contida nas doses era impressa em etiqueta autocolante, com risco de ser rasurada, sem possibilidade de personalizar riscos e alertas sobre os medicamentos.

“A partir de agora, a agilidade no processo de unitarização é maior, além de ser ideal para a rastreabilidade e a segurança na administração do medicamento”, explicou o Farmacêutico Jefferson Gama, Coordenador do Serviço de Farmácia do Ana Nery.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, em que posso ajudar?