Ana Nery realiza novo tratamento transcateter de válvula mitral em paciente já operada do coração

Foi realizado na última sexta-feira (29), no Hospital Ana Nery, um novo tratamento transcateter de válvula mitral (Valve-in-Valve Mitral). Foi a primeira vez que um procedimento do tipo foi feito no HAN.

O tratamento foi realizado em uma paciente já operada do coração no passado e que apresentava degeneração grave da prótese mitral cirúrgica. A indicação desse procedimento foi estabelecida pelo colegiado reunido na sessão de Heart Team do Ana Nery, composta por cardiologistas clínicos, hemodinamicistas e cirurgiões cardíacos.

A paciente foi incluída em estudo inédito, randomizado, chamado SURVIV (procedimento VIV mitral Transcateter versus cirurgia de troca valvar mitral convencional), comandado pelo Dr. Dimytri Siqueira, do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Trata-se de estudo nacional, no qual já foram incluídos 67 pacientes da região sudeste. O Hospital Ana Nery é o primeiro centro das demais regiões do Brasil a participar do estudo, tendo o Dr. Cristiano Guedes como investigador principal (PI) local.

Dessa forma, o HAN participa da construção do conhecimento mundial na área de terapia valvar, permitindo que os pacientes tenham acesso às mais recentes tecnologias na área da intervenção valvar.

O procedimento realizado na sexta-feira foi executado pela equipe da Hemodinâmica do HAN, composto por Dr. Cristiano Guedes, Dr. Adriano Tamazato, Dra. Thaís Valente e Dr. Sérgio Câmara. A anestesia geral foi realizada por Dra. Beatriz Regis, enquanto a ecocardiografia transesofágica ficu a cargo do Dr. Marcus Santana.

O procedimento foi um sucesso e a paciente apresentou excelente evolução pós-operatório.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, em que posso ajudar?