Procedimento de Oclusão Percutânea de Comunicação Interatrial do Tipo Ostium Secundum é realizado pela primeira vez no Ana Nery

Foi realizado pela primeira vez no Hospital Ana Nery, no último dia 18 de abril, um procedimento de Oclusão Percutânea de Comunicação Interatrial do Tipo Ostium Secundum (CIA OS). A intervenção foi feita pelo serviço de Hemodinâmica.

Esse procedimento tem a vantagem de ser minimamente invasivo, e é atualmente o método de escolha para esse tipo de cardiopatia congênita, com a possibilidade de alta hospitalar em 24 horas.

A intervenção cardíaca foi realizada pelos médicos hemodinamicistas Dra. Cauyna Moreira e Dr. Adriano Tamazato. O implante da prótese foi feito sob anestesia geral pelo Dr. Gustavo e guiado pela equipe de Ecocardiograma Transesofágico, formada por o Dr. Edmundo Câmara e Dr. Danilo.

A paciente tratada foi uma jovem de 20 anos, moradora do interior do estado. Após o procedimento, ela evoluiu de forma satisfatória, sendo encaminhada já acordada para a enfermaria, e recebendo alta hospitalar em 24 horas com exames de controle adequados.

A oclusão da Comunicação Interatrial do Tipo Ostium Secundum (CIA OS), feita através da intervenção hemodinâmica com prótese, é uma tecnologia que já é realidade no SUS para pacientes com até 21 anos, e deve ser indicada nos casos favoráveis para abordagem percutânea, a fim de oferecer o melhor cuidado ao paciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, em que posso ajudar?