Tratamento Transcateter da Válvula Aórtica: Ana Nery entra na era da TAVI

No último dia 17 de março, o HAN entrou oficialmente na era da TAVI (Tratamento Transcateter da Válvula Aórtica), procedimento que até então era inédito na unidade.

O primeiro paciente foi um homem com degeneração de prótese aórtica que apresentava elevado risco para cirurgia convencional, por causa de insuficiência cardíaca e também por apresentar um elevado risco de eventos de embolia pela presença intensa de cálcio na aorta.

O procedimento foi um sucesso, e o paciente apresentou boa evolução pós operatória.

Após entendimentos com a SESAB, ficou estabelecido que todos os processos judicializados ou indicados pelo time do coração (Heart Team) do HAN poderão realizar o procedimento no hospital.

O procedimento foi realizado pela equipe de hemodinamicistas liderada pelo Dr. Cristiano Guedes e contou ainda com acompanhamento ecocardiográfico realizado por Dr. Edmundo Câmara, coordenador do serviço.

O hospital pretende, em parceria com a SESAB, realizar rotineiramente esse procedimento que ainda depende de aportes da secretaria do Estado, visto que o SUS não financia esse tipo de tratamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, em que posso ajudar?