Ana Nery é destaque nacional com relação à quantidade de procedimentos realizados em 2021; veja gráficos

O Hospital Ana Nery, referência na Bahia no tratamento a doenças cardiovasculares e renais, incluindo transplantes cardíacos e renais, foi destaque nacional com relação à quantidade de procedimentos realizados pelo SUS ao longo do ano de 2021. [Confira gráficos ao final do texto] 

O hospital baiano foi líder em todo o Brasil no número de plásticas valvares ou trocas valvares múltiplas, com 203 procedimentos, entre janeiro e dezembro de 2021. O número é mais que o dobro do total atingido pelo Instituto de Cardiologia do Distrito Federal, hospital que está em segundo na lista (com 95 procedimentos). Quando o foco são os hospitais do Nordeste, o segundo colocado totalizou 49 procedimentos. Se comparado com a performance do próprio HAN em 2020, quando realizou 110 procedimentos do tipo, os números quase que dobraram no intervalo de um ano.

O Ana Nery também foi o 1º lugar do país com relação aos procedimentos de correção endovascular de aneurisma/dissecção da aorta abdominal. Foram 260 procedimentos do tipo entre janeiro e dezembro do ano passado, enquanto o segundo lugar da lista obteve 144. Entre os hospitais do Nordeste, o segundo lugar da lista totalizou 101 procedimentos. Se o foco for a Bahia, o Hospital Ana Nery, em 2021, foi responsável por 71% de todos os procedimentos de correção endovascular de aneurisma/dissecção da aorta abdominal do estado.

Com relação às paratireoidectomias, o HAN ocupou a 2ª posição em todo o país, totalizando 41 procedimentos em 2021. O número indica um importante crescimento com relação a 2020, quando realizou 29 paratireoidectomias, ocupando a 3ª posição nacional.

Já nos procedimentos de implante e/ou troca de dispositivos eletrônicos, o Ana Nery ocupou o 3º lugar em todo o Brasil, com 839 procedimentos ao longo de 2021. Em 2020, o HAN realizou 510 procedimentos do tipo.

O Ana Nery teve crescimento também com relação aos transplantes renais. Nos procedimentos pediátricos, o hospital saiu da 12ª posição e foi para a 6ª em 2021, totalizando 14 procedimentos. Já nos transplantes renais adultos, o Ana Nery saiu da 13ª posição, que ocupava em 2020, e foi para a 7ª em 2021, totalizando 126 procedimentos.

Com relação às angioplastias coronarianas, o HAN ficou com o 2º lugar no Nordeste e 4º no Brasil, com 2.029 procedimentos. Em 2020, o hospital ocupou a 5ª posição entre as unidades da região Nordeste.

Já quando o foco foram os procedimentos de revascularização miocárdica com uso de extracorpórea (com 2 ou mais enxertos), o Ana Nery ocupou 1º lugar entre os hospitais do Nordeste, com 432 procedimentos. O segundo colocado da lista tem menos da metade do total do HAN (212). Em 2020, o Ana Nery realizou 249 procedimentos do tipo.

Apesar da pandemia, seguindo rígidos protocolos de segurança, o HAN não permitiu a desassistência da população do estado. O resultado desse trabalho árduo e cooperativo entre a SESAB e a UFBA resultou na plena atenção à alta complexidade no estado.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, em que posso ajudar?