Ana Nery é responsável por mais de 50% de todos os transplantes renais do estado; responsável técnico fala sobre setor

O setor de transplantes renais adulto do Hospital Ana Nery desempenha papel de extrema importância na unidade, sendo responsável por mais de 50% de todos os transplantes renais realizados em toda o estado.

De acordo com Dr. Ricardo Mattoso, responsável técnico pelo setor de transplantes renais adulto do Ana Nery, o transplante é o melhor tipo de tratamento ao paciente que tem doença renal crônica.

“Hoje, o Ana Nery tem uma importância muito grande dentro do estado. A gente transplanta hoje o equivalente, por exemplo, a dois estados como Mato Grosso do Sul e Paraíba fazem, durante o ano”, afirma o médico.

Dr. Mattoso destaca ainda que o Ana Nery possui ambulatório que presta serviço a estes pacientes que realizaram transplante.

“A gente atende em média 4.600 consultas anuais de pacientes transplantados, e em torno de 1.600 pacientes que querem realizar o transplante para obter o retorno da qualidade de vida e uma condição clínica adequada para seguir sua vida, retornando ao trabalho e dentro de seu ambiente familiar de maneira saudável”, fala.

O Ana Nery possui ainda um ambulatório de atendimento a pacientes com falência de acesso, ou seja, aqueles pacientes que não têm mais nenhuma alternativa de tratamento dialítico e que precisam transplantar.

“O Ana Nery disponibiliza isso à população, evitando que esses pacientes tenham que ir para outros estados, para realizar o transplante renal”, destaca.

“A gente tem hoje em torno de 560 pacientes em lista, e consegue transplantar anualmente em torno de 25% destes pacientes, renovando sempre a lista e garantindo o acesso a esse tipo de tratamento para cada vez mais pacientes novos”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, em que posso ajudar?