Reunião semanal do Heart Team do Ana Nery discute casos complexos; confira

Foi realizada na manhã desta terça-feira, 11 de janeiro, mais uma reunião semanal do Heart Team (Time do Coração) do Hospital Ana Nery.

Formada por equipes de cirurgiões cardíacos, anestesistas, cardiologistas clínicos, hemodinamicistas, enfermagem especializada, engenharia clínica e direção médica, o Heart Team tem como foco discutir os casos mais complexos, nos quais a decisão de intervir de forma percutânea ou cirúrgica não está clara.

Nesta terça, foram discutidos os casos de três homens (dois de 58 anos e um de 33).

Nas reuniões do Heart Team, cada apresentação é liderada pelo clínico líder da enfermaria, com a apresentação feita pelo residente. Todos podem opinar e, em caso de não haver consenso, o clínico líder pode conduzir de forma orientada pelos melhores interesses do paciente e sua família.

Para casos mais avançados, há a participação da equipe especializada de cuidados proporcionais e paliação.

Além disso, todas as reuniões são registradas e compõem um acervo para pesquisa e consulta de casos complexos conduzidos pelo hospital.

Confira as decisões dos casos apresentados na reunião anterior:

  • Mulher de 42 anos, hipertensa, obesidade grau III (IMC 41,87)  e diagnóstico de IAMCSST (infarto agudo do miocárdio com supra de ST) parede inferior – não trombolisado em 18/11/2021). Realizado cateterismo cardíaco (CATE) em 24/11/2021: Artéria coronária direita (ACD) com lesão obstrutiva de 100% em terço médio. Artéria descendente anterior (ADA) com lesão obstrutiva de 80% em terço médio. Artéria diagonal 2 (ADG2) com lesão obstrutiva lesão de 70% em terço médio. Artéria circunflexa (ACX) sem lesões obstrutivas.
    Decisão da equipe: Discutido em Heart Team e optado por revascularização cirúrgica.
  • Homem de 66 anos, tabagista e sem comorbidades cardiovasculares prévias. Em 06 de dezembro de 2021, apresentou dor tipo queimação retroesternal eletrocardiograma (ECG) com isquemia subepicárdica inferior com troponina positiva e assim recebeu o diagnóstico de IAMSSST. Realizou CATE em 18/12/2021 demonstrando DAC triarterial e oclusão da ACX.
    Decisão da equipe: Através de discussão em avaliação de CATE, decidido por realizar tratamento cirúrgico.
  • Homem de 71 anos, com queixa de epigastralgia tipo aperto e de forte intensidade associada à náusea há cerca de 1 mês. Realizou CATE em 15/12/2021 demonstrando tronco de coronária esquerda sem obstruções, DA apresentando suboclusiva após primeiro ramo septal, CX com irregularidades parietais, CD dominante com estenose segmentar de 90% no terço médio, ventrículo esquerdo (VE) com importante aumento de volume e discinesia Antero – apical. Imagem sugestiva de trombo em ápice.
    Decisão da equipe: Optado por regular paciente para o HAN para realizar melhor avaliação de funcionalidade e assim poder discutir tratamento cirúrgico.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, em que posso ajudar?
Pular para o conteúdo