Artigo de doutoranda orientada por cardiologista e diretor do Ana Nery é aceito por importante revista científica internacional

Foi aceito para publicação na revista científica Frontiers in Medicine, importante periódico internacional na área da medicina, um artigo produzido pela doutoranda Marianne Silveira Camargo e colaboradores. Marianne tem como orientador de doutorado o cardiologista, diretor geral do Ana Nery e professor da UFBA, Dr. Luiz Carlos Passos.

O artigo, entitulado Improving Access to the Glycated Hemoglobin Test in Rural Communities With Point-of-Care Devices: An Application Study (Tradução: Aumentando o acesso ao Exame de Hemoglobina Glicada em comunidades rurais com dispositivos de ponto de atendimento: um estudo aplicado), faz parte de um projeto realizado em parceria com o grupo de pesquisas do Observatório de Saúde Urbana da UFBA, campus de Vitória da Conquista-BA, apoiado pela Fundação Medtronic (EUA) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).

Seus resultados devem contribuir para a disseminação dessa tecnologia que permite a dosagem da hemoglobina glicada tanto para o diagnóstico do diabetes, quanto para o monitoramento do controle glicêmico de pessoas diagnosticadas com a doença, de forma que o exame seja realizado sem a necessidade das pessoas se deslocarem por grandes distâncias até um laboratório, com disponibilidade do resultado em até cinco minutos.

Essa melhoria no acesso ao exame deve, por sua vez, garantir o diagnóstico precoce do diabetes e a redução do tempo em que os portadores da doença permanecem com a glicemia acima dos níveis desejados, principalmente daqueles que habitam localidades distantes dos centros urbanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, em que posso ajudar?