O HOSPITAL ANA NERY (HAN) é referência no estado da Bahia em procedimentos de alta complexidade e reconhecido pela excelência e referência nas áreas de cardiologia, nefrologia e cirurgia vascular.
Todo ano, a unidade atrai os médicos residentes com as melhores classificações no processo seletivo da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB). Veja o porquê:
HAN EM NÚMEROS
- Mais de 100 cirurgias cardíacas por mês
- Mais de 300 cateterismos cardíacos mensais
- Mais de 150 angioplastias (com implante de 2 stents em média) mensais
- Cerca de 910 ecocardiogramas, 700 cintilografias miocárdicas e 430 angiotomografias cardíacas e de aorta, mensalmente.
- 10 tratamentos percutâneos da aorta por mês
- Mais de 50 dispositivos eletrônicos implantados de forma mensal
- 90 leitos de enfermaria exclusivos de cardiopatia e 25 de UTI cardíaca
NOSSOS RESIDENTES PARTICIPAM DESDE O PRIMEIRO ANO DE SESSÕES CLÍNICAS EXCLUSIVAS
- Mapa Cirúrgico (todas as segundas-feiras, às 7h30): Participam equipes de cardiologia clínica, cirurgiões cardíacos, anestesistas, enfermagem especializada, engenharia clínica, além da direção médica. Nessa reunião, é decidido o mapa cirúrgico da semana, com discussão sobre as peculiaridades de cada paciente e suas necessidades para o bom atendimento do peri-operatório.
- Heart Team (todas às terças-feiras, às 7h30): Essa reunião tem como foco discutir os casos mais complexos, nos quais a decisão de intervir de forma percutânea ou cirúrgica não está clara. Todos os membros das equipes citadas acima participam. Cada apresentação é liderada pelo clínico líder da enfermaria, com a apresentação feita pelo residente. Todos podem opinar e, em caso de não haver consenso, o clínico líder pode conduzir, orientado pelos melhores interesses do paciente e sua família. Para casos mais avançados, temos a participação da equipe especializada de cuidados proporcionais e paliação. Todas as reuniões são registradas e compõem um acervo para pesquisa e consulta de casos complexos conduzidos pelo hospital.
- Sessão clínica semanal (todas as quintas-feiras, às 7h30): Essa sessão é especialmente dirigida para os residentes e focada em casos escolhidos pelos médicos líderes de cada enfermaria, e apresentada pelos residentes de cardiologia clínica. Todos os médicos envolvidos no programa participam da sessão, que é sempre acompanhada por uma revisão das melhores evidências científicas do conhecimento atual. As sessões são obrigatórias para residentes, cardiologistas clínicos e coordenadores de serviços.
- Sessão de metodologia científica com discussão de artigo (todas as quartas-feiras, às 7:30h): Sessão com foco em discutir as evidências científicas mais importantes no contexto da Cardiologia.
AMBULATÓRIOS ESPECIALIZADOS
- Insuficiência cardíaca e transplante cardíaco
- Dispositivos eletrônicos de alto custo
- Valvulopatias
- Doença arterial coronariana
- Taquiarritmias
- Cardiopatia congênita do adulto
- Pré-operatório de cirurgia cardíaca
- Cardiopatia e diabetes mellitus
- Aterosclerose e dislipidemia
PÓS-GRADUAÇÕES
- Nossos residentes podem ingressar no mestrado ou doutorado do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), avaliado com nota 5 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Atualmente, o HOSPITAL ANA NERY conta em seu quadro com cinco pós-graduandos. Além disso, o estágio em Ecocardiografia oferece vagas dirigidas principalmente para os nossos residentes.
NOVIDADES PARA 2022
- Serviço de genética cardiovascular
- Estágio em insuficiência cardíaca e valvulopatias
- Estágio em hemodinâmica
- Estágio em arritmia
ALGUNS DOS ESTUDOS PUBLICADOS PELO HOSPITAL
- Avaliacão por equipe multidisciplinar como preditor de mortalidade precoce em indivíduos submetidos à terapia de ressincronização cardíaca (aceito pelo Esc Heart Failure).
- Coorte de avaliação do uso de sacubitril/ valsartana em pacientes chagásicos (British Pharmacological Society).
- Avaliação de custo-efetividade do uso de evolucumabe em indivíduos pós síndrome coronaria aguda (Arquivos Brasileiros de Cardiologia).
- Relato de caso de trombose coronária em paciente sem fator de risco para DAC com COVID (Arquivos Brasileiros de Cardiologia).