Dia do Assistente Social

No dia 15 de maio foi celebrado o Dia do(a) Assistente Social, que tem como objetivo dar visibilidade à profissão e suas bandeiras de luta. Os/As assistentes sociais são profissionais de nível superior, que possuem registro no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) do estado em que trabalham. A profissão é regida pela Lei Federal 8.662/1993, que estabelece suas competências e atribuições.
No Hospital Ana Nery, a equipe de Serviço Social é composta atualmente por 11 assistentes sociais, que acompanham os pacientes internados e seus familiares, bem como, prestam atendimento aos pacientes em acompanhamento ambulatorial e do Centro de Pesquisa Clínica. São profissionais responsáveis por analisar as condições de vida da população e promover orientações, viabilizando o acesso aos direitos e serviços diante das necessidades sociais. Além disto, orientam e encaminham os usuários para benefícios previdenciários e assistenciais. No âmbito hospitalar, intermediam as relações entre equipe de saúde e família, promovem ações sócio-educativas, dentre outras atribuições.

Ao contrário do que a maioria das pessoas acreditam, o/a profissional de Serviço Social não trabalham somente com pessoas em situação de pobreza. Entretanto, como o Brasil é um país com alto índice de desigualdade social, assistentes sociais no país, em sua maior parte, têm seu trabalho voltado para a população em situação de pobreza ou com ausência de renda. Trabalham também com pessoas que têm seus direitos violados ou que estão em situação de vulnerabilidade social.

O assistente social tem hoje o papel fundamental na busca por justiça social, no processo de materialização e acesso aos direitos para enfrentar as demandas sociais e atuar na construção dos programas sociais necessários para minimizar tais desigualdades. Neste sentido, parabenizamos a todos esses profissionais pela sua importância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, em que posso ajudar?
Pular para o conteúdo