Hospital Ana Nery chama atenção para conscientização da Cardiopatia Congênita

O dia 12 de junho é marcado pela conscientização da cardiopatia congênita e, para chamar atenção da sociedade baiana sobre a importância desta data e alertar sobre este risco e cuidados, o Hospital Ana Nery realizou o seu primeiro Workshop no Hospital Ana Nery no dia 11 de junho.

As cardiopatias congênitas são a 3ª maior causa de mortalidade neonatal no Brasil, afetando cerca de 29 mil crianças por ano (1% do total), de acordo com dados do Ministério da Saúde. Um dos temas principais do evento foi a “Situação atual da criança cardiopata na Bahia. Como modificar?”, apresentado pela coordenadora da cardiopiatria do HAN, Dra. Isabel Guimarães.

A abertura do evento foi realizada pela coordenadora, pelo diretor médico do Hospital Ana Nery, Dr. Igor Lobão, contando com a participação do promotor de justiça, Dr. Carlos Martheo, designado para o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde do Ministério Público.

“Cardiopatia Congênita é qualquer anormalidade na estrutura ou função do coração que aparece nas primeiras 8 semanas da gravidez, que é quando é formado o coração do bebê, devido a uma alteração no desenvolvimento embrionário da estrutura cardíaca. Alguns casos são graves a ponto da criança precisar realizar a cirurgia ainda nas primeiras 2 semanas de vida, o que necessita de uma unidade de saúde estruturada para receber estes pacientes”, afirma Dra. Isabel Guimarães.

O Hospital Ana Nery é o único hospital público que presta assistência integral à criança cardiopata no Estado da Bahia, contando com uma equipe multiprofissional composta por cardiologistas e intensivistas pediátricos, sendo responsável por 60% das cirurgias cardiovasculares pediátricas no estado.

Confira abaixo algumas fotos do workshop:

[su_custom_gallery source=”media: 1147,1146,1145,1144,1143,1142,1141,1140,1139,1138,1137,1136,1135″ link=”lightbox” width=”450″ height=”350″ title=”never”]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, em que posso ajudar?